Em um mundo tecnológico como o nosso, as áreas de serviço técnico têm sido pouco a pouco substituídas por máquinas. Com isso, o que nos resta a desenvolver são habilidades emocionais. Em nossa carreira e até mesmo como estudantes, é importante que nós possamos trabalhar a nossa inteligência emocional para lidar com o dia-a-dia e nossos objetivos. Mas você sabe o que significa inteligência emocional?
Essa é uma característica bastante valorizada nos profissionais. Ela possibilita desenvolver a capacidade de identificar e lidar com emoções e sentimentos. Tendo maior controle sobre nosso emocional, podemos separar trabalho e estudo de problemas que mexem com nossos sentimentos. Imagine que um homem tenha problemas financeiros e isso está preocupando ele, gerando sentimento de angústia. Se bem trabalhada a inteligência emocional, quando ele for estudar, saberá separar uma coisa da outra e não afetará no resultado de sua aprendizagem.
Ao gerenciar nossos sentimentos, trazemos maior equilíbrio para a nossa vida pessoal e estudantil. Dominar a inteligência emocional é perceber suas emoções e lidar com elas. Se conseguimos entender nossas emoções, conseguimos estudar de forma mais eficiente. Para isso, é importante desenvolvermos algumas habilidades, como:
Autoconhecimento
Quando paramos para nos analisarmos, conseguimos entender melhor nossas reações e como controlá-las. Isso nos ajuda em nosso autodesenvolvimento.
Use técnicas para controlar emoções
Leia livros e explore técnicas para controlar seus sentimentos. Quando presenciar situações de grande carga emocional, use o método da respiração profunda, por exemplo.
Comunique-se
Essa dica pode parecer meio óbvia, mas é importante ter uma boa comunicação e se expressar. A partir do momento que você externa seus sentimentos, consegue controlá-los melhor.
Ao desenvolver esses pontos, você adquire as cinco principais características da inteligência emocional: autoconsciência; automotivação; empatia; controle emocional e interação social. Se você aprender a administrar sua inteligência emocional, terá um melhor rendimento em seus estudos. Acredite: por mais que aprender exija de nossas habilidades racionais, nossos sentimentos podem atrapalhar o processo. Então, siga nossas dicas e aprimore seu aprendizado!