A produtividade sempre foi uma questão crucial para o rendimento de nosso dia. Se não somos produtivos, nos cobramos, nossa ansiedade aumenta e não temos a sensação de dever cumprido. Com nossos estudos, o rendimento depende muito de nosso foco. Quanto menos distrações, melhor. E, para isso, precisamos aprender a gerenciar melhor nosso tempo, de forma que não fiquemos nem exaustos de tanto estudar, nem preguiçosos para fazer isso.
A solução para um aproveitamento maior do tempo, sem procrastinação, surgiu no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo. Procurando por um método de maior concentração para realizar suas atividades, ele utilizou seu cronômetro no formato de tomate (pomodoro, em italiano), e batizou a técnica como Pomodoro. Essa estratégia de concentração é conhecida até hoje e é considerada uma das formas mais práticas de aumentar a produtividade, principalmente em relação ao aprendizado.
Sua premissa está relacionada à não alienação das tarefas, para não chegar à exaustão, e também está baseada na concentração. A ideia aqui é proporcionar um período de tempo para as atividades e, logo depois, um momento de descanso.
A técnica do Pomodoro consiste em 4 pomodoris de 25 minutos cada. Esse pomodori é o tempo que alguém irá desprender para focar totalmente em uma única tarefa. Vale lembrar que, mesmo se acabar a tarefa antes do tempo previsto, utilize o resto do tempo para revisá-la e melhorá-la. A cada 1 pomodori, é hora de descansar. A cada 25 minutos (1 pomodori) é feita uma pausa de 5 minutos. No entanto, após 1 ciclo de 4 pomodoris, é possível descansar de 15 a 30 minutos. Dessa forma você não se sentirá tão cansado estudando uma matéria.
Para aplicar o Pomodoro no seu dia a dia de estudos, você, primeiramente, vai precisar de:
- Um cronômetro ou aplicativo temporizador;
- Uma lista de tarefas do dia;
- Uma lista de tarefas futuras.
A lista de tarefas futuras servirá para ter noção das coisas mais urgentes que você precisa fazer ou estudar. É dali que você irá retirar os itens para preencher a lista das tarefas diárias. Após esse primeiro passo, é hora de pensar em quantos pomodoris serão necessários para cada atividade. Por exemplo: resolver exercícios de matemática = 2 pomodoris. E assim por diante. Isso ajudará você a entender melhor como funciona seu tempo e como organizar seus horários de estudo.
Vale lembrar que, mesmo fazendo uso dessa técnica, existem distrações imprevistas em nossa vida. Portanto, quando for focar em suas atividades, desative as notificações de seu celular; procure um lugar silencioso para estudar; tenha uma garrafa de água por perto e esteja confortável.
Sabemos que cada estudante tem sua técnica própria para estudar, mas, que tal testar algo novo? Quem sabe irá melhorar a sua aprendizagem. E, se você ainda tem dúvidas sobre esse método, mande uma mensagem para a gente que iremos te ajudar! Esse foi um texto feito seguindo as normas do Pomodoro e levou 50 minutos para ser feito.